29 de jun. de 2016

05 GRANDES BANDAS DE IRMÃOS DO ROCK NACIONAL



Por Natan Castro

O rock nacional possui alguns fatos bem curiosos, um desses fatos é a importância que algumas bandas formadas por irmãos possuem na historia do rock nacional. Ao longo dos anos essas bandas demonstraram através de suas representatividades o quanto foram e continuam sendo fundamentais para a qualidade sonora do rock produzido no Brasil. Abaixo escolhemos as cinco bandas formadas por irmãos de maior expressividade em meio ao público e a critica.

05. VIPER
Irmãos Passarel
A banda de heavy metal paulistana Viper possui o pioneirismo de ser a primeira banda de heavy metal melódico com sucesso fora dos limites do Brasil. O Viper alcançou expressivo reconhecimento nos seus primeiros anos, chegando a excursionar fora do país, algo bastante difícil para bandas de rock nacional no final da década de 80 e inicio dos anos 90. Integrantes da banda depois formaram bandas de enorme sucesso no circuito nacional e mundial do heavy metal, dentre elas o Angra que teve em seus vocais um ex-integrante do Viper o vocalista André Mattos e também o guitarrista Yves Passarel atualmente guitarrista da banda Capital Inicial. A formação original do Viper possuía dois irmãos eram eles o já citado Yves Passarel e Pit Passarel. A banda fez recentemente uma turnê de aniversário de 25 anos de lançamento do seu primeiro álbum com todos os integrantes do período inicial.


04. KRISIUN
Alex Camargo, Moyses Kolesne e Max Kolesne
A banda de Death/Metal brasileira, proveniente do Rio Grande do Sul é considerada em todo o meio do Metal como uma das mais viscerais ao vivo. O trio formado pelos três irmãos Max Kolesne, Alex Camargo, Moyses Kolesne possuem no velho continente uma quantidade considerável de fãs e seguidores, são citados por diversas bandas da atualidade como referência, a velocidade e brutalidade do som da banda é para muitos o que a torna uma das mais respeitadas no meio do rock pesado na atualidade.



03. MUTANTES
Arnaldo, Sérgio e Rita Lee
A banda paulistana de rock psicodélico Mutantes é atualmente uma das mais festejadas, estudadas e admiradas no meio do Indie e dos pesquisadores musicais que se debruçam nas bandas surgidas na década de 60. Formada pelos irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, a banda era formada também pela cantora Rita Lee e o baterista Dinho. Considerada uma das mais inventivas do período de ouro da psicodelia mundial, muito do culto hoje em torno dos Mutantes se deve a incrível capacidade que eles tinham de unir a música popular brasileira e latina com os preceitos da psicodelia americana e inglesa. Ao ponto de hoje serem tidos como uma das bandas mais importantes dos anos 60 ao lado de Beatles, Stones e Beach Boys.


04. SEPULTURA
Irmãos Cavalera

Sepultura é uma banda de Trash Metal de Minas Gerais formada pelos irmãos Max e Igor Cavalera em meados dos anos 80. É de longe a que alcançou mais sucesso no exterior, a importância do Sepultura extrapola o rock nacional e adentra a música brasileira, pelo fato de usar elementos formadores de nossa identidade nacional em dois discos de grande sucesso, são eles Chaos/AD e Roots. Esse último os integrantes da banda mergulharam de cabeça nas raízes sonoras e antropológicas do povo brasileiro, chegando a passar dias com índios em uma tribo no Mato Grosso do Sul, essa experiência segundo os integrantes foi de extrema importância para o sucesso do disco quando do seu lançamento em âmbito mundial. Para citar alguns dados o disco chegou a ultrapassar mitos do Pop como Madonna em vendas na Europa, e esse mesmo disco é tido hoje por diversas bandas e revistas especializadas em rock pesado como um dos álbuns responsáveis por apontar novos caminhos para o rock pesado. Não temos dúvidas que o titulo de banda nacional com maior reconhecimento mundial é do Sepultura dos irmãos Cavalera.


           

01.MADE IN BRAZIL
Irmãos Vecchione
A banda de rock’n’roll clássico paulistana Made In Brazil, é indubitavelmente a maior banda de rock do Brasil por diversos motivos. Formada pelos irmãos Oswaldo e Celso Vecchione, o Made In Brazil é a única banda brasileira que está na ativa ininterruptamente nos últimos cinquenta anos. Segundo os números a banda já teve mais de trezentas formações, porém sempre teve em sua formação Oswaldo Vecchione que toca baixo e durante alguns anos assumiu os vocais também. O Made In Brazil é responsável pelo surgimento do público de rock no Brasil. No inicio dos anos 70 a banda já pensava sua carreira de forma profissional, chegando a ter uma equipe de 26 pessoas entre técnicos, músicos e roadies. A banda lançou nos anos 70 verdadeiros clássicos do rock nacional, discos fundamentais como Paulicéia Desvairada, Jack O Estripador são tidos por muitas bandas como álbuns referenciais em suas formações sonoras. Atualmente a banda está voltada para a organização de uma turnê que comemorará os cinquenta anos de trajetória com um vocalista de renome assumindo os vocais.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby