4 de nov. de 2015

TOP 10 – Grandes Bandas Nacionais Que Acabaram Cedo




10ª Posição - Luisinho e Seus Dinamites

Luisinho e Seus Dinamites é reconhecidamente a primeira banda de rock brasileiro a gravar um disco. O disco foi lançado por volta de 1964, o som era basicamente um misto de rock instrumental com rockabilly. Infelizmente a banda encerrou suas atividades logo em seguida, Luisinho o líder da banda continuou uma carreira solo lançando discos de música gospel até o final de sua vida.


09ª Posição - Raulzito e The Phanters

A primeira banda do mito Raul Seixas, foi o Raulzito e The Phanters, banda surgida na Bahia dos anos 60. O conjunto era basicamente uma banda de baile que fazia covers dos grandes nomes do rockabilly, a banda fez muito sucesso no estado Bahia se apresentando inclusive em cidades do interior. O artista da jovem guarda Jerry Adrianni durante uma série de shows pela Bahia os conheceu e convidou eles para irem gravar um disco na cidade do Rio de Janeiro. Eles foram o disco foi gravado mas não houve nenhuma repercussão, ainda em 1968 eles foram obrigados a voltar para Bahia encerrando as atividades da banda.


08ª Posição - Som Imaginário

Quando Milton Nascimento surgiu no cenário da MPB do inicio dos anos 70 como um dos grandes nomes da nova geração, ele precisou de uma banda para o acompanhar nos shows, a banda foi formada com grandes nomes daquela geração que ficou conhecida como “Clube da Esquina”. Essa banda foi chamada de Som Imaginário além de acompanhar Milton Nascimento eles gravaram discos dentre eles uma obra prima chamada Matança do Porco, álbum seminal da discografia roqueira nacional dos anos 70, misturando jazz fussion com rock psicodélico e pitadas de musica brasileira, dos grandes músicos que integraram a banda podemos citar na guitarra Toninho Horta, no piano Wagner Tiso e nos vocais Zé Rodrix.


07ª Posição - Moto Pérpetuo

O Moto Perpétuo foi uma banda brasileira de rock progressivo dos anos 70. A banda flertava também com as informações sonoras do Clube da Esquina, banda de uma qualidade sonora absurda tinha nos vocais e como principal letrista Guilherme Arantes. Essa grande banda lançou somente dois álbuns, o primeiro lançado em 1974 com grandes canções de uma beleza poética impar como a canção Mal O Sol. A banda logo se separou depois desse primeiro disco indo Guilherme Arantes para uma carreira de solo de grande sucesso, em 1981 a banda retornou com outra formação lançando o disco São Quixote que nem de perto apresentou a qualidade do primeiro, logo em seguida encerrou novamente suas atividades.



06ª Posição - Gang 90 e as Absurdetes

Talvez a primeira grande banda da new wave brasileira. A Gang 90 e as Absurdetes liderada pelo genial artista e poeta Júlio Barroso foi a primeira das grandes bandas daquela geração que ficaria conhecida como rock nacional anos 80. Júlio Barroso além de poeta era jornalista e no final dos anos 70 estava antenadíssimo com tudo que estava acontecendo em termos de cultura em geral no mundo inteiro. Ele trouxe a ideia de montar uma banda conceitual de Nova York, o Gang 90 era ele nos vocais uma banda apoio e umas belíssimas garotas fazendo os backing vocals, algumas delas americanas inclusive. Lançaram um disco em 1983 muito bom contendo um grande sucesso chamado Perdidos na Selva. A banda acabou logo depois que Júlio Barroso faleceu após cair da janela de seu apartamento em São Paulo em circunstancia até hoje nunca esclarecida de fato.


05ª Posição – Inox

Banda de Heavy Metal paulista lançou em 1986 um álbum que hoje é cultuado como um dos melhores discos no gênero na década de 80. A banda era formada por grande músicos alguns inclusive já haviam integrado grandes bandas do rock nacional como Made In Brazil. O único disco gravado pela banda teve produção de Luiz Carlos Malluly produtor de Revolução Por Minutos (RPM) o disco foi lançado pela gravadora Epic. O disco foi muito bem recebido pela critica, a critica falava da qualidade da banda que extrapolava as fronteiras do Brasil. Letras muito boas que falavam de motos, garotas, auto estrada, ou seja, a temática das grandes bandas de metal. Antes de iniciar a produção do segundo disco a gravadora desistiu da banda, pouco se sabem dos motivos, dizem por causa da falta de publico no Brasil naquele período para uma banda de Heavy Metal, o que só viria a acontecer nos anos 90 com Viper e Sepultura e Angra.


04ª Posição – Egotrip

Egotrip foi uma banda de rock brasileira dos anos 80 que só chegou a lançar um disco com o mesmo nome da banda. a Egotrip possuía em sua formação dois grandes músicos o primeira era o baixista Arthur Maia que nos últimos anos vem acompanhando grandes nomes da MPB, como Gilberto Gil, Gal Costa e outros. O outro grande nome que integrava a banda era  baterista Pedro Gil filho de Gilberto Gil que era tido naquele período como uma promessa do instrumento (bateria) no Brasil. A banda teve uma música de grande sucesso chamada Viagem Ao Fundo do Ego que chegou a ser uma trilha sonora de novela da Globo. Não há dúvidas que se a banda tivesse continuado sua trajetória produziria muito material sonoro de grande qualidade no rock brasileiro. A banda terminou depois do trágico acidente de carro sofrido pelo baterista Pedro Gil, o que o levou a óbito.


03ª – Viper

Viper foi a primeira banda de grandes nomes atuais do rock nacional, Andre Matos (Ex-Angra) e Yves Passarel (Capital Inicial). A banda surgiu na segunda metade dos anos 80 lançando demos e logo depois um disco que teve uma boa repercussão lá fora Theatre Of Fate. A banda chegou excursionar pelos E.U.A  e Japão, no inicio dos anos 90 com a saída de André Matos a banda ainda lançou alguns discos mas não apresentou o sucesso dos primeiros anos.





02ª Posição - Virna Lisi

Banda Mineira de rock post-punk surgida em 1989. Tem seu nome em homenagem a famosa atriz Italiana Virna Lisi. Nos anos 90 a banda influenciada por musica brasileira começou a obter certo sucesso na MTV. Lançaram Esperar o Quê? Em 1992, O que Diriam os Vizinhos? Em 1995 e Desce a Lona Vira Circo, Se Cerca Vira Hospício em 1996. Sucessos como Eu Quero Essa Mulher Assim Mesmo uma regravação do sambista Mansueto Meneses e Vou te Mostrar são ainda hoje tocadas em rádios do Sul do Brasil. A banda encerrou suas atividades em 1997, quando tinha ainda muita coisa boa para produzir no rock nacional.


01ª Posição - Vulgue Tostoi


Banda de rock proveniente do estado do Rio de Janeiro, surgida nos anos 90 teve seu nome conhecido após sua apresentação no festival Abril Pro Rock em Recife. A banda lançou no ano de 2000 o disco Impaciência, sem duvidas um dos melhores álbuns de rock alternativo do Brasil. Com canções que ficaram conhecidas entre a galera como “Quebra Cara”, “Vozes” e a regravação de “Vapor Barato” de Wally Salomão e Jards Macalé eternizada na voz de Gal Costa. A banda é uma das precursoras por aqui no uso de computadores nos arranjos, loops de baterias eletrônica, batidas de drums bass e samplears foram uma das novidades que essa grande banda trouxe nesse disco, junto disso letras inteligentes falando de paranoias da modernidade. Após o termino das atividades da banda o guitarrista Junior Tostoi foi fazer parte da banda do cantor Pernambucano Lenine.





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby