29 de nov. de 2015

John Lennon e Kurt Cobain – Gênios Com Vidas Parecidas


                               

Por Natan Castro

Beatles foi e ainda será por muito tempo um marco na história da música em si. O gênio por detrás da revolução causada em âmbito global pela banda é John Lennon. Líder incomensurável do quarteto foi responsável por vislumbrar através dos discos de seus ídolos a possibilidade de transcender aqueles primeiros artistas com algo mais, que algo mais seria esse? Uma banda que tocasse o mais puro e verdadeiro rock’n’roll. Se Elvis e outros compraram a bola, quem de fato a encheu e teve a ideia de chutá-la em direção ao gol foram os Beatles de John Lennon.

Kurt Cobain podemos dizer que foi o camarada capaz de ressuscitar o rock quando ele parecia estar indo cada vez mais para o fim próximo. No momento que tudo virou clichê no rock, quando o visual passou a ter mais importância que a música, quando a grana transcendeu o talento, quando a pose passou a ter mais importância que a atitude, eis que surgiu Kurt Cobain no final dos anos 80 e meio que da noite pro dia fez ressurgir o rock, ele foi o cara capaz de retirar o gênero da UTI, e com isso abriu novos e impressionantes horizontes para todo o mundo do rock’n’roll.

Lennon e Kurt dois verdadeiros messias do rock

Podemos dizer que se John Lennon foi um dos criadores da criança, Kurt Cobain foi melhor amigo que lhe indicou novos caminhos nos momentos mais difíceis. Que a importância dessas duas personas é incomensurável pro rock isso é incontestável, além disso eles tem outras coisas em comum.

A obsessão por uma sonoridade própria

A fase de Hamburgo em que os Beatles no inicio de carreira tocavam em bares da região portuária da cidade alemã, foi de extrema importância para a construção do som dos Beatles dos primeiros anos, a banda era obrigada a tocar por horas com pequenas pausas. Diz à lenda que nessas pausas eles dormiam atrás do palco ali atrás da bateria mesmo, revezando no descanso porque o acerto com o dono do local era tocar por horas nunca deixando o público se evadir do local. Para aguentar a jornada John Lennon ele mesmo, o entusiasta das duas viagens a Hamburgo, distribuía entre os outros integrantes barbitúricos e outras pílulas que tinham o efeito de distrair o cansaço. Por conta disso os Beatles se tornou naquele período segundo público e critica a banda mais afiada em cima do palco, e não por coincidência anos mais tarde conseguiu o titulo de maior banda de rock de todos os tempos. Percebemos que não foi de uma hora pra outra, foi nos bares da vida como cantou Milton Nascimento que eles também os Beatles forjaram sua imensa contribuição ao rock’n’roll.

No caso de Kurt Cobain, logo depois de sua morte ao lermos seus diários, percebemos o quanto ele reclamava quando a banda não coseguia ensaiar um determinado número de horas imaginado por ele. Em diversas ocasiões Kurt reclamou disso em seu diário, se o desejo era que o Nirvana se tornasse a maior banda de rock depois dos Beatles não havia outra formula para chegar a esse objetivo. Antes do baterista Dave Grohl a banda chegou a ter cerca de trinta e poucos bateristas. Kurt Cobain buscava obcecadamente um baterista que preenchesse a cozinha juntamente com o baixo de Kris Novoselic da melhor forma possível, criando um som autoral e brutal que somente eles depois conseguiram.



Dois gênios que sofreram com a separação dos pais

Lennon passou a vida inteira devastado por conta dos problemas que tanto lhe atormentaram na infância e em parte da adolescência. Julia sua mãe biológica era uma boemia inveterada e logo cedo após seu nascimento começaram os problemas de relacionamento envolvendo seus pais, depois de diversas brigas o casal se separou de vez, obrigando a sua tia Mimi a cuidar do restante da sua criação. Na adolescência por volta dos 16 anos Lennon voltou a ter aproximação com sua mãe, nesse período seu pai havia sumido indo trabalhar como marinheiro. Mas logo nesse retorno da relação com a mãe Lennon passa por um acontecimento que marcaria sua vida para sempre, sua mãe biológica foi morta atropelada próximo da sua casa em Liverpool. Na canção Mother lançada na fase solo do artista nos anos 70 John Lennon destila toda sua dor com essa perda precoce da mãe, tal qual com as brigas que levaram a separação dos seus pais.


Kurt Cobain viveu poucos anos com os pais, por volta dos seus nove anos de idade seu pai se separou de sua mãe. Isso causou diversos problemas de comportamento no adolescente Kurt Cobain o tornando bastante diferente de todos. Logo depois o jovem Kurt foi morar com seu pai, logo depois seu pai entregou ele de volta a sua mãe. Daí pra frente diversos problemas com a sua mãe o levaram a inclusive morar sozinho durante uns dias em baixo de uma ponte em Seattle com alguns junkies do local. Essa passagem da sua vida foi cantada em versos na canção something in the way. Logo depois Kurt Cobain começou a namorar e essa namorada foi responsável pelo apoio que ele necessitava para escrever e compor a primeira leva dos grandes sucessos do Nirvana pouco tempo depois.


Se Lennon tinha uma Yoko Ono, Kurt Cobain Teve uma Courtney Love

Quando Lennon chamou a imprensa em 1970 e declarou que o sonho havia acabado. Logo de pronto muita gente colocou a culpa da saída dele dos Beatles na figura de Yoko Ono. A artista de vanguarda que Lennon tinha conhecido por volta de 1966 em uma exposição de arte em Londres. Os próprios integrantes dos Beatles tempos depois disseram que se sentiam incomodados com a presença de Yoko nos ensaios, nos shows, isso segundo eles foi motivo de diversas brigas naquela fase final da banda.



Por volta de 1991 quando o Nirvana começava a surgir no topo das paradas musicais do mundo inteiro.  Kurt Cobain conheceu Courtney Love a baixista da banda alternativa Hole, logo iniciaram um romance para logo depois casarem e terem uma filha. O relacionamento foi sempre muito conturbado Courtney era viciada em heroína tal qual Kurt Cobain, segundo os integrantes com a chegada dela o vicio de Kurt só fez aumentar e chegar ao seu limite com a sua morte em 08 de abril de 1994.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby