3 de set. de 2015

WOODSTOCK BRASILEIRO – FESTIVAL DE ÁGUAS CLARAS (1975)


Por Natan Castro

Muito antes do Rock In Rio e do Hollywood Rock e todos os outros festivais de expressão que existem hoje no Brasil, existiu o Festival de Águas Claras do interior de São Paulo, esse festival foi quem deu o primeiro passo na produção de grandes festivais do país. Conhecido até hoje como o “woodstock brasileiro” o festival realizado no meio dos anos setenta, representou o desbunde da galera hippie brazuka, o nosso woodstock só foi realizado seis anos depois do lendário festival americano.


Idealizado por Antonio Cechin Junior o “levinha” na fazenda de seu pai no interior de São Paulo, o festival levou mais de 15 mil roqueiros nos três dias do evento. As atrações foram as bandas e artistas de rock e Mpb em voga naqueles loucos anos, as bandas principais foram O terço, O Moto Perpétuo, Som Nosso de Cada Dia, Rock Mortalha, Jazco, Mutantes, Walter Franco, Ursa Maior, Tibet, Jorge Mautner, Acaru Raízes, Corpus, Mitra, Arnaldo Baptista, diz a lenda que eram mais 5000 watts de potencia em um palco que media 18m por 9m. A juventude do Brasil foi representada por pessoas de vários estados, diversas caravanas cruzaram as estradas rumo ao festival naquele ano.


No local teve muita gente acampando em barracas improvisadas, ao lado do palco tinham várias barracas onde se podia trocar de tudo desde vinis, até peças de roupa. Nos três dias a turma curtiu as atrações regada a muito álcool, maconha e banhos de riachos, mais Flower Power impossível. Quem participou diz que até hoje nunca esqueceu, o festival teve outras edições nos anos de 1981, 1983 e 1984.


 Músico/Produtor Liminha no show dos Mutantes

Imagens da primeira edição 1975
                              

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby