21 de set. de 2015

Renato Mendes - Electronicus (1974) Primeiro Disco de Música Eletrônica do Brasil


Por Natan Castro

Renato Mendes é um desses personagens míticos da nossa musica popular. São pouquíssimas as informações sobre o músico, sabe-se que era Phd em órgão erudito tendo estudado na Europa na juventude, ficou cego aos vinte anos por conta de um deslocamento de retina, depois disso se voltou a criação de temas musicais, chegou a tocar em conjuntos instrumentais ao lado de Théo de Barros e outros, na época de ouro da Bossa Nova.


Renato Mendes lançou em 1974 um dos primeiros discos brasileiros de musica eletrônica. O disco Electronicus chegando a ganhar o premio do festival internacional de Nidden, o principal premio voltado para música produzida por aparelhos eletrônicos. O disco é uma raridade da nossa música popular, nele o músico interpreta através de um sintetizador moog dez canções de sucesso do nosso cancioneiro popular, coisas como A Banda, Uma Tarde Itapoâ e A noite do Meu Bem, dentre outras.


O músico morreu em 2013 aos 73 anos, morava sozinho e dizem que deixou diversas músicas inéditas que foram compostas todas com o advento da tecnologia através de seus maravilhosos teclados. Um verdadeiro mestre da nossa música, todas as nossas homenagens a esse gênio da MPB.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby