21 de dez. de 2014

ANGRA (SECRET GARDEN) - RESENHA CRITICA


Por Natan Castro

Desde a saída de André Matos no inicio dos anos 2000 o Angra, vem demonstrando aos fãs e a toda critica especializada uma impressionante capacidade de superar grandes perdas em sua formação e de se reinventar a cada empreitada sonora. A última demonstração dessa força de reconstrução aconteceu recentemente com a saída do vocalista Edu Falaschi e do excelente baterista Aquiles Priester, duas figuras que ajudaram a banda a encontrar novos rumos dentro da cena do heavy metal melódico mundial. Importante ressaltar também a importância dos dois únicos membros da formação original, são eles a dupla de geniais guitarristas Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro, é nesses dois que sempre estão as apostas de milhares de fãs para as grandes retomadas a cada novo álbum.

Com esse novo álbum intitulado Secret Garden não está sendo diferente, com o lançamento previsto para esse mês de dezembro no Japão e no Brasil e Europa a partir de fevereiro de 2015. A banda presenteia todos nós com mais um excelente disco, as peças do jogo mudaram mais uma vez o que não mudou foi a sensação de coisa nova quando escutamos as dez faixas do álbum. Quem foi convidado para assumir os vocais foi o cantor Italiano Fabio Lione (Rhapsody), com um vocal mais enxuto em relação ao Edu Falaschi pela ausência dos agudos, em algumas canções o guitarrista Rafael Bittencourt canta, assim como a vocalista da banda Epica faz uma participação numa faixa, a sonoridade da banda nesse disco ficou mais densa e pesada, a própria produção atentando pra isso foi direcionada acertadamente pelos produtores Roy Z e Jens Brogen nesse sentido, essa gente que já produziu álbuns de Bruce Dickinson, Kreator e Judas Priest só para citar alguns grandes nomes.

A sensação depois da audição é que de fato a sonoridade tomou rumos novos, os estilos ainda são os mesmos, heavy metal melódico, speed metal e prog metal, mas com pitadas de inovações para todos os lados. E uma dessas inovações mais explicita está na contribuição que o novo batera Bruno Valverde trouxe para a banda. Bruno é reconhecidamente um dos nomes mais festejados da nova leva de grandes bateristas do Brasil com apenas 23 anos, é tido por muitos como um prodígio de formação jazzística advindas do fusion rock, o batera já faz parte do Kiko Loureiro Trio, com as baquetas do Angra livres a banda convidou-o e de pronto ele aceitou. Impressionante a contribuição que o cara trouxe na concepção sonora do disco, ao assistir os vídeos que estão à disposição no site da banda conseguimos perceber que o baterista alterna entre duas técnicas o grip e o traditional, sem duvidas nesse disco a bateria consegui inovar em diversos momentos dentro dos estilos citados acima.


Secret Garden é mais um álbum conceitual do Angra as musicas contam em capítulos a estória do cientista Morten Vrolik que luta pra recompor sua felicidade após um trágico acidente que tirou a vida de sua esposa. Com grandes canções que já surgem com grandes possibilidades de hits em rádios especializadas, são elas Newborn Me e Storm Emotions, a primeira com pitadas de musicalidade brasileira. É com grande felicidade que indico a audição de mais um grande álbum do Angra, essa banda que como a ave fênix possui o incrível poder de se restabelecer a cada grande perda.



FULL ALBUM DOWNLOAD: (http://www.jmshared.net/96cO)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby