16 de out. de 2016

Cinco Melhores Discos da Legião Urbana Comentados



Em 2016 está fazendo vinte anos da morte de Renato Russo, o líder da Legião Urbana figura com outros grandes nomes da geração do rock anos 80 como um dos principais letristas. Como tal Renato Russo descende de uma tradição de grandes letristas do rock, que vem desde Bob Dylan, passando por David Bowie, Jim Morrison, Neil Young, Ian Curtis chegando até Morrissey ex-lider do The Smiths mítica banda de rock inglês dos anos 80.

Abaixo uma lista dos cinco melhores discos da Legião Urbana, traçando um paralelo com o momento político-social do Brasil, as análises focam nas composições de Renato Russo e sua devida importância para uma geração fãs e admiradores.

Legião Urbana – Dois

1986 a banda lançou o segundo disco da carreira, é visível a evolução da banda no que diz respeito a produção e desenvolvimento das músicas em estúdio. Produzido por Mayrton Bahia o disco é recheado de hits a maioria deles de alcance nacional, o Brasil havia passado pela expectativa de grandes mudanças nos rumos do país por conta eleições de 1985, o anúncio da morte de Tancredo Neves que era visto como um verdadeiro salvador da pátria havia jogado um balde de água fria nas esperanças do povo brasileiro.

Nas letras Renato Russo começava a delinear o estilo característico de relatar experiências pessoais de forma poética em suas canções. “Dois” da Legião Urbana é um discaço. Em Daniel na Cova dos Leões ele cita a bíblia poetizando acontecimentos pessoais, Eduardo e Mônica ele cita a influência de Dylan com as canções que contam pequenas histórias, em Tempo Perdido ele inicia cantando os versos “Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou”. A canção é uma bela referência ao escritor francês Marcel Proust e o seu Em Busca do Tempo Perdido. Com esse disco o Brasil começava a conhecer a maior banda de rock daquela geração e porque não dizer o poeta maior daquela geração que ele mesmo denominou Geração Coca-Cola.



Legião Urbana – As Quatro Estações

Em 1989 o Brasil vivia as lamúrias dos planos econômicos da era Sarney, inflação altíssima e todo tipo de desesperanças político-sociais. Uma nova eleição trazia mais uma vez a possibilidade de grandes mudanças, pela primeira vez em muitos anos o Brasil iria escolher seu presidente da república através do voto direto. A banda Legião Urbana nesse período já carregava o titulo de uma mega banda de rock nacional, com milhões de discos vendidos, shows lotados alguns deles em estádios. Nas letras Renato Russo destilava os dissabores de alguns relacionamentos que não deram certo, era visível esse acerto de contas com o lado sentimental do poeta através de suas canções. 

O disco já inicia com essa que é uma das melhores letras do rock nacional, em Há Tempos ele trata das vicissitudes que espreitam os confusos anos da juventude, uma grande canção da banda, que impressiona por não conter refrão, recheada de grandes versos e belíssimas metáforas, a impressão que passa que a cada novo verso um novo refrão, uma canção genial. Nesse disco Renato Russo começa abordar o tema da homossexualidade de forma mais definida, canções como Feedback Song For a Dying Friend, Meninos e Meninas demonstra claramente sua opção sexual que em determinados momentos se mostrava ambígua também. Em Pais e Filhos ele insiste no perigo da autodestruição que sempre paira sobre a fase adolescente, a música era cantada em uníssono nos shows no Brasil a fora. O nome do disco cita também um problema de saúde mental que ficaria mais claro anos depois, a dependência química, com tendências a drogas e álcool, tudo por conta da bipolaridade um tema que somente anos depois passava a ser encarado de forma mais atenciosa no país e no mundo, Renato Russo foi um dos primeiros artistas a começar a tocar no assunto.



Legião Urbana – V

Em 1991 o Brasil vivia o período Collor de Melo, o mais jovem presidente da história do país, alçado ao cargo por uma massa de jovens, a grande maioria da classe feminina que se sentiu atraída a nomear um jovem politico para o cargo. Um ano depois esses mesmos jovens pintaram as caras e foram as ruas gritar pelo impeachment do presidente. A legião Urbana lança o álbum V, esse é sem dúvidas o disco mais tétrico no alto sentido da palavra, a banda retorna ao post-punk movimento ao qual se enquadrava no inicio de carreira. A banda cita o disco Pornography do The Cure como influência para os temas arrastados que é a tônica sonora do disco.

Nas letras Renato Russo passa a limpo uma das fases mais difíceis de sua vida, um ano antes havia descoberto ser portador do vírus HIV. A fase pesada fica bastante clara em canções como Metal Contra as Nuvens, de alguma forma um acerto de contas pelos erros, o poeta descia ao inferno e subia aos céus pedindo clemência a um deus que até então nem parecia existir. Em A Montanha Mágica ele cita mais uma vez um grande escritor dessa vez o alemão Thomas Mann, “Minha papoula da índia, minha flor da Tailândia, és o que me fazes tão mal”. A temática das drogas é recorrente nessa fase. L'Âge D'Or ele canta “Já tentei muitas coisas, de heroína a Jesus, tudo que já fiz foi por vaidade”. É bastante claro um catálogo de arrependimentos e ele canta isso de peito aberto, as canções da Legião urbana representavam para Renato uma espécie de divã. O disco tem ainda a belíssima Vento no Litoral e O Mundo Anda Tão Complicado era quando ele se dava ao luxo de dar trégua a essa batalha existencial que travava consigo mesmo.



Legião Urbana - O Descobrimento do Brasil

Em 1993 o Brasil vivia um período mais sossegado, os anos de crise haviam deixado marcas indeléveis no povo brasileiro, após da saída de Collor de Mello, o vice Itamar Franco havia assumido e realizado o importante trabalho de começar a colocar a economia nos trilhos, logo depois entregaria a presidência a Fernando Henrique Cardoso que fora seu ministro da fazenda, logo teríamos uma nova moeda e inflação controlada.

O disco novo da Legião vinha com um titulo inusitado, O Descobrimento do Brasil, o titulo era na verdade uma homenagem a uma nova geração que recebia o legado da banda de braços abertos eram os filhos dos primeiros legionários. As letras nesse disco parecem mais maduras no que diz respeito a vida pessoal do letrista. Renato Russo citava nas entrevistas o seu filho, o filho seria fruto de uma noite com uma modelo que teria morrido em um acidente de carro logo depois do nascimento da criança. Mais tarde descobriu-se que Renato Russo havia adotado uma criança e tinha dado a ela o nome de santo com cantou em Pais e Filhos. O disco possui belas baladas, como Vamos Fazer Um Filme, Vinte e Nove, Anjos.

No campo da consciência politica Renato Russo compôs uma das suas melhores canções de cunho politico, A Perfeição é uma grande letra, nela o poeta descarrega sua metralhadora de versos mordazes citando todas as mazelas de uma sociedade desigual e joga a conta na cara de uma classe politica inepta aos anseios de um país que não parava de crescer em desigualdades. Em Só Por Hoje o letrista canta seus problemas com dependência química poetizando o problema em forma de canção, a genialidade de Renato Russo como compositor deve também ser explicitada por essa capacidade de poetizar suas dores nas canções. Em suma mais um grande disco de uma grande banda de rock.



Legião Urbana – A Tempestade

Em 1996 o país vivia a estabilidade econômica trazida por uma moeda forte, os mecanismos de sufocação da inflação se demonstravam acertados, os tempos de preços altos nas mercadorias haviam ficado para trás. A banda havia abandonado uma turnê nacional, os problemas depressivos de Renato Russo causados pela bipolaridade, levavam o poeta ao uso abusivo de álcool e drogas, além é claro da AIDS. O disco todo foi produzido e gravado em meio a tensões enormes, os ataques de personalidade de Renato Russo causaram grandes estragos na gravação do disco, tudo isso fica visível na voz do cantor  durante a interpretação das canções do disco. O disco foi produzido por Carlos Trilha e mostrava uma banda madura flertando com novas vertentes do rock pop, os arranjos são os mais elaborados de toda a discografia. As letras representam a fase mais pesada e podemos dizer destrutiva de toda a trajetória de Renato Russo como compositor. Quem ouviu o disco na época do lançamento percebeu que algo muito desesperador estava prestes a acontecer, era um disco da Legião Urbana, mas de uma Legião estranhamente diferente de anos atrás. Os versos mais mordazes e tristonhos estão nesse disco, pode-se perceber isso nas músicas Mil Pedaços, A Via Láctea e O Livro dos Dias. O canto do cisne da banda mesmo em meio a tanta tristeza ainda possui sim tentativas de reação por parte de Renato Russo, é visível isso em Dezesseis, Leila e 1⁰ de Julho.


Logo depois do lançamento a noticia fatídica do falecimento precoce de Renato Russo deixou atônita toda uma legião de fãs no país inteiro. Acabava ali com a morte do líder da Legião Urbana o fim de um ciclo brilhante de uma geração que nos trouxe talentosíssimos músicos e compositores. Seis anos atrás havíamos perdido Cazuza e no rock de fora o impressionante Freddie Mercury, todos para o vírus HIV. Se Cazuza havia cantado “Meus heróis morreram de overdose”. Os nossos heróis da geração dos anos 80 estavam desaparecendo por conta dessa doença injusta e mortal. A lacuna deixada pela Legião Urbana em termos sonoros e poéticos no rock e na música brasileira é sentido até hoje, o tempo serviu para mostrar a todos que a Legião Urbana de Renato, Dado e Marcelo Bonfá é e sempre será a maior banda de rock desse país. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby