8 de jun. de 2016

Os Dez Mitos Incomensuráveis do Rock’n’Roll




O Rock’n’Roll como um dos fenômenos da cultura pop acumulou durante seus cinquenta anos, algumas histórias que com o passar dos anos se transformaram em mitos. Escolhemos os dez mais instigantes relatos sobre grandes nomes do rock que intrigam milhares de fãs ao redor do mundo até hoje.

10. O Pacto de Robert Johnson

Robert Johnson um dos mais influentes artistas da música de todos os tempos, foi responsável por modernizar o Blues e com isso influenciar uma enxurrada de grandes nomes da música pop dos anos 60 pra frente. Diz a lenda que o bluesman só teria conseguido tal feito, por conta de um pacto acertado entre ele e o coisa ruim. Tal pacto diz a lenda foi consumado numa encruzilhada por volta de meados da década de 30 nos Estados Unidos, o capeta teria ensinado uma técnica totalmente diferente de tocar o Blues para Robert Johnson. Segundo alguns o acerto com o demo valeu a sua vida pouco tempo depois. Robert morreu aos 27 anos, possivelmente envenenado por um dono de um bar ciumento, a mulher teria se interessado dentre outras coisas pela forma inovadora de Robert Johnson tocar blues.

09. O Sósia de Paul McCartney

Diz a lenda que Paul McCartney o ex-beatle teria sofrido um fatal acidente de carro por volta de 1964 e desde então um sósia tomou seu lugar na banda. A ideia surgiu pelo medo que os outros integrantes tiveram de sua morte influenciar no sucesso estrondoso do grupo, acharam mais seguro colocar um sósia em seu lugar a ter que anunciar a sua morte. A capa do disco Sargeant Peppers faz uma alusão ao enterro do Paul McCartney original.

08. Jim Morrison seria um Xamã?

Segundo alguns biógrafos e amigos próximos do vocalista e poeta Jim Morrison, o artista teria estreita relação com o xamanismo desde a infância, segundo esses relatos quando criança Jim teria contato com o espírito de um índio xamã. Em diversas apresentações suas no The Doors o artista dançava uma dança estranha no palco, muito parecida com a dança que os xamãs fazem ao redor de fogueiras em rituais. O poeta beat e amigo pessoal Michael McClure afirma que Jim era o próprio Mojo Rising, que seria a identidade que corresponde a Xangô no sincretismo religioso brasileiro.

07. A Maldição do Led Zeppelin

Led Zeppelin juntamente com o Black Sabbath e o Deep Purple representam a trinca de bandas que deram origem ao chamado Heavy Metal e suas diversas vertentes. A banda surgida no final dos anos 60 é sem dúvidas uma das mais amadas de todos os tempos. Por volta de meados da década de 70 no auge do sucesso a banda passou por misteriosos acontecimentos envolvendo seus integrantes, acidentes de transito quase fatais, deslocamento de uma casa de praia de um deles em direção ao mar e a morte trágica do baterista John Bonham no final da década. Algumas letras da banda como Stairway To Heaven e The Batlle Of Evermore segundo biógrafos foram inspiradas nos livros do ocultista inglês Aleister Crowley, o guitarrista Jimmi Page é um admirador contumaz do mago até hoje, diz a lenda que nos anos setenta o músico comprou um castelo que teria sido de Aleister Crowley, foi nesse castelo que aconteceu a morte de John Bonham por motivos misteriosos, a noticia veiculada na época falava do consumo de diversas doses de vodka com enrolados de presuntos, a combinação teria levado o baterista a se engasgar  no próprio vômito, outra versão extra oficial diz que a morte teria acontecido depois de um ritual mal sucedido nas dependências do castelo.

06. O Significado do Nome da Banda KISS

A banda de Hard Rock dos Estados Unidos KISS é uma das mais adoradas no mundo inteiro, diz a lenda que as iniciais do nome da banda significam (Cavaleiros a Serviço de Satã). A banda nunca confirmou tal informação.

05. O Clube dos 27

São diversos os casos de grandes nomes do rock e da música em geral que perderam suas vidas quando gozavam do auge da juventude dos seus 27 anos. A lenda teria se iniciado com o mestre do blues Robert Johnson, logo depois outros grandes nomes como Jim Morrison, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Keith Moon e outros, mais recentemente tivemos Kurt Cobain na década de 90 e Amy Winehouse nos anos 2000.

04. A Transfusão de Sangue de Keith Richards

Diz alguns que o lendário guitarrista dos Rolling Stones teria trocado todo o sangue do corpo em uma transfusão realizada no inicio dos anos 80. Segundo dizem, o sangue do guitarrista estaria estragado por conta do alto consumo de drogas durante vários anos.

03. Pink Floyd e o Filme Mágico de Oz

A banda de rock progressivo inglesa Pink Floyd tem em sua biografia um história bastante curiosa. Diz a lenda que o disco Dark Side Of The Moon e o filme O Mágico de Oz teriam momentos de sincronicidade. Pedaços de algumas canções dariam inicio a algumas cenas e falas do filme, esse mito até hoje é estudado por fãs da banda no mundo inteiro.

02. Raul Seixas e o Papiro Sagrado

Um dos pais do rock brasileiro o mestre Raul Seixas nos idos dos loucos anos setenta teria feito parte de uma sociedade esotérica ao lado do escritor e compositor Paulo Coelho. Segundo alguns o roqueiro teria sido expulso ao usar um papiro sagrado da sociedade como cigarro de maconha, ou seja, Raulzito teria fumado literalmente o papiro sagrado.

01. John Lennon e o Apanhador no Campo de Centeio


Em dezembro de 1980, John Lennon um dos maiores músicos e artistas da história, foi brutalmente assassinado a tiros por um fã na frente do Dakota Hotel em Nova York. Minutos depois o assassino foi preso a dois quarteirões do hotel, ele estava encostado num poste lendo um exemplar do Best-Seller do escritor J.D Salinger, O Apanhador No Campo de Centeio. No livro o jovem Holden Coulfield narra sua passagem da adolescência para a fase adulta.  

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby