1 de jun. de 2016

Os Dez Maiores e Melhores Produtores da Música Pop



Por Natan Castro

Já se passam um pouco mais de cinquenta anos da nossa conhecida Pop Music. A revolução musical e comportamental trazida a baila pelo rock’n’roll deve muito a alguns fatores importantíssimos, um deles com certeza é a evolução das gravações de discos nesse período, muito dessa evolução só foi possível pelo trabalho genial de grandes produtores musicais, como verdadeiros feiticeiros sonoros eles criaram e inovaram ajudando a criar com suas técnicas toda uma indústria musical que movimentou e movimenta milhões de dólares por ano. Abaixo listamos dez lendas da produção musical.

Bowie e Tony Visconti
Tony Visconti é um produtor musical nascido em Nova York, é vasta a lista de grandes nomes do rock que tiveram seus discos produzidos por Tony Visconti, podemos citar alguns de bandas como Badfinger, T Rex, Gentle Giant, Paul McCartney e Wings, Moody Blues, Thin Lizzy e diversos outros, mas não há dúvidas que dentre os grandes álbuns produzidos pelo produtor, os mais conhecidos e festejados são os discos de David Bowie da safra setentista são eles: The Man Who Sold the World (1970), Diamond Dogs (1974 ), Young Americans (1975), Baixo (1977), "Heroes" (1977), Lodger (1979). Citado pela critica e pelo próprio artista como peça principal do estrondoso sucesso desses discos, no inicio desse ano saiu o disco da última parceria entre o músico e o produtor o disco chamado Blackstar.  
Brendan O'brien
Brendan O’Brien é um produtor musical de Atlanta nos Estados Unidos, é reconhecido como um dos principais produtores dos últimos trinta anos. Brendan começou a ficar conhecido quando produziu o primeiro álbum da banda de rock Black Crowes no inicio dos anos 90. Depois disso começou a ser requisitado por grandes nomes do rock, principalmente pelas bandas alternativas que fizeram parte da explosão do Grunge de Seattle, só para citar alguns nomes temos Pearl Jam, Stone Temple Pilots, Bruce Springsteen, Mastodon, AC/DC, Incubus, Rage Against the Machine, Red Hot Chili Peppers, Train, Audioslave, Bob Dylan, Neil Young, Kansas, Ernie Dale, The Black Crowes, Aerosmith, Soundgarden, The Offspring, Korn, The Fray, Gaslight Anthem, The Killers, and My Chemical Romance. Um grupo selete de grandes nomes do rock dos últimos anos tiveram em seus trabalhos as digitais de Brendan O’Brien. Diz a lenda que pelo menos quatorze álbuns produzidos pelo produtor já alcançaram o topo da Billboard.

Butch Vig
Butch Vig estudava cinema na faculdade de Wisconsin em Madison quando começou a participar das primeiras produções de discos de bandas independentes, nesse período tinha sua própria banda a Spooner isso no final da década de 70. O máximo que a banda conseguiu foi assinar com a Atlantic Records em 1988 e ter conseguido mediano sucesso com três canções "I'll Carry The Torch For You", "Rain On You" e "The Good Life". O primeiro grande projeto de sucesso que Butch Vig participou foi o álbum Gish da banda Smashing Pumpkins no ano de 1991, mas nesse mesmo ano o produtor participaria como produtor do projeto que colocaria seu nome gravado na história do rock. Nevermind o disco que alçou a banda Nirvana ao mainstream do rock considerado por muitos um dos dez discos mais importantes do rock foi produzido por Butch Vig. Até então o Nirvana era somente uma promissora banda de rock alternativo, a produção realizada por Butch Vig em Nevermind direcionou os rumos sonoros da banda para um patamar mais pop, a junção de peso e melodia foi responsável por colocar o Nirvana no topo das paradas musicais do planeta, com uma agenda de shows em diversos estádios ao redor do mundo, milhões de discos vendidos, tornou os integrantes milionários de uma noite pro dia. O sucesso instantâneo da banda foi demais para o líder da banda Kurt Cobain que sofria com o uso abusivo de drogas o levando ao suicídio no ano de 1994. Butch Vig logo depois assumiu a baqueta da banda Garbage e continua produzindo discos de importantes bandas do cenário do rock mundial.

Bob Rock
Bob Rock é um produtor musical canadense muito conhecido por produzir discos de grandes bandas de metal e hard rock, dentre elas Aerosmith, The Cult, Bon Jovi, Mötley Crüe, 311, Our Lady Peace, The Offspring, Bush e mais recentemente com Black Veil Brides. Bob Rock ficou conhecido mundialmente por ser responsável pela modificação na sonoridade da banda Metallica no inicio dos anos 90. Assim como o Nirvana a banda de Heavy Metal possuía bastante sucesso no underground, mas foi com o lançamento do disco denominado Black Álbum que a banda alcançou sucesso e respeito no meio mainstream da música chegando a ganhar um Grammy. No disco Bob Rock limpou a sonoridade da banda de metal, com ênfase em solos de guitarras mais limpos e melódicos juntamente com um vocal menos agressivo, o disco foi responsável por realizar a transição do Trash para o Heavy Metal, além de vender milhares de cópias com uma turnê de quase dois anos de duração. O produtor voltou a trabalhar de novo com a banda mais não obtendo tanto êxito como no passado.

Liminha
Liminha é um músico e produtor brasileiro, responsável por grandes e importantes produções de discos nos últimos trinta anos. Iniciou sua carreira como baixista da lendária banda psicodélica brasileira Mutantes. Com o termino da banda no final dos anos 70 Liminha deu inicio a uma carreira de sucesso como produtor de discos, na grande lista de nomes produzidos por Liminha estão Ana Carolina, Arnaldo Antunes, As Frenéticas, Barão Vermelho, Blitz, Caetano Veloso, Charlie Brown Jr, Chico Science & Nação Zumbi, Cidade Negra, Daniela Mercury, Ed Motta, Erasmo Carlos, Fernanda Abreu, Fausto Fawcett, Forfun, Gabriel o Pensador, Gilberto Gil, Ira!, Jota Quest, Jorge Mautner, Jorge Ben Jor, Kid Abelha, Lobão, Lulu Santos, Marina Lima, Natiruts, Os Paralamas do Sucesso, O Rappa, Pedro Luis e a Parede, Ritchie, Skank, Titãs, Ultraje a Rigor, Vanessa da Mata, Paulo Ricardo, entre outros. Diversas dessas produções foram realizadas no seu estúdio Nas Nuvens , referencia em produção musical no Brasil. O músico continua produzindo e participando ativamente da vida musical do país.

Brian Eno
Brian Eno músico e produtor inglês, deu inicio a sua carreira tocando sintetizadores na banda Roxy Music no inicio dos anos 70. Ainda nessa mesma década teve importantes parcerias com músicos como Robert Fripp e David Bowie, é responsável pela produção e gravação dos teclados na famosa trilogia de Berlim do músico. Foi responsável pela produção do primeiro disco da banda Devo em 1978, ainda nesse ano participou como curador de uma coletânea de novas bandas da cena underground de Nova York, segundo muitos o registro definitivo do movimento New Wave. Eno também foi produtor de diversos álbuns do U2, seu primeiro trabalho com o grupo foi The Unforgettable Fire de 1984, em seguida participou da produção dos álbuns: The Joshua Tree (1987), Achtung Baby (1991), Zooropa (1993), All That You Can't Leave Behind (2000), e No Line on the Horizon (2009). Além desses diversos outros artistas tiveram seus trabalhos produzidos pelas mãos geniais de Brian Eno ao longo das ultimas décadas. Brian Eno é o precursor da chamada Ambiente Music vertente da música pop onde o uso dos teclados se faz predominante.

Lee Scratch Perry
O produtor Jamaicano Lee “Scratch” Perry é uma verdadeira lenda da música jamaicana. No final dos anos 60 o produtor trabalhava com produção musical em estúdios em Kingston com seu grupo musical The Upsetters, dentre os músicos que integravam a banda estavam Carlton e Aston Barret, logo depois um acerto entre Bob Marley, Peter Tosh e Lee Perry trouxe os músicos do Upsetters para integrar o grupo que ficou conhecido como The Wailers. A primeira formação dos Wailers foi preponderante para o estouro em esfera mundial do Reggae Jamaicano, as primeiras gravações da banda tiveram na produção genial de Lee Perry o tempero necessário para acabar de formular as bases sonoras e estéticas do ritmo reggae. Lee Perry é reconhecido mundialmente como um dos pais do Dub. Entre 1970 a 1979 o produtor usou seu estúdio caseiro como laboratório sonoro criando diversas produções de sucessos, chegando inclusive a produzir faixas de um disco de Linda McCartney e da banda punk The Clash. Detentor de uma personalidade acentuadamente excêntrica, que segundos alguns e o próprio produtor se deve ao uso abusivo de canabis e outros artefatos consumidos por ele no período de concepção de produções sonoras. Desde os anos 70 Lee Perry é tido como um dos pais do reggae juntamente a Bob Marley e outros grandes nomes precursores responsáveis pelo surgimento do ritmo jamaicano.

Rick Rubin
Rick Rubin é um produtor norte americano que ficou conhecido na década de 80 participando ativamente da cena Nova Iorquina de Hip Hop, produziu nesse período álbuns de LL Cool J, Public Enemy, Beastie Boys e Run D.M.C. na década seguinte montou a Def American Records e na Califórnia se distanciou do Hip-Hop e começou a produzir bandas de renome do Heavy Metal como Slayer, Danzig, The Four Horsemen, Masters of Reality. O sucesso veio quando participou do projeto American Records onde o cantor Johnny Cash cantava novas canções e dava sua interpretação para grandes sucessos de outros artistas, o projeto foi sucesso de público e critica. Recentemente produziu o disco de retorno da banda de hard-rock Black Sabbath obtendo igualmente elogios da critica especializada.

Phil Spector
Phil Spector é um produtor americano tido por muitos como um dos maiores de todos os tempos. Na década de 60 Phil Spector produziu mais de vinte cinco Hits no Top 40 entre 1960-1965, escrevendo ou co-escrevendo muitos deles. A partir da segunda metade da década de 60 produziu álbuns dos Beatles, John Lennon, George Harrison, Leonard Cohen, Dion DiMucci e os Ramones no final dos anos 1970. É dele a canção que mais tocou nas rádios americanas em todo século XX, a canção de 1965 " You've Lost That Lovin' Feeling". Muito da sua fama se dá pela profunda capacidade de realizar a direção criativa, compor, escolher o material, supervisionar os arranjos e todo o processo de gravação. É dele também a técnica de gravação Wall Of Sound utilizada na produção do disco Just Like Honey da banda escocesa de indie rock The Jesus And Mary Chain. A revista Rolling Stone classificou Phil Spector na posição 63º na lista dos "Maiores Artistas de Todos os Tempos". No ano de 2009 Phil Spector foi acusado de homicídio e sentenciado a prisão perpétua. 

George Martin
O produtor inglês George Martin é considerado pela grande maioria da critica especializada como o mais importante produtor musical de todos os tempos. O lendário produtor dos Beatles ficou conhecido como o quinto Beatle. Um dos primeiros a inovar nas técnicas de gravação motivo esse que segundo muitos elevou a música produzida pelos Beatles como parâmetro para centenas de bandas que apareceram depois. George Martin produziu grandes nomes da musica pop, mas foram os discos dos Beatles produzidos por ele que elevou o seu nome ao topo da produção musical nos últimos cinquenta anos. Recentemente George Martin faleceu de falência múltipla dos órgãos aos 90 anos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby