11 de ago. de 2015

05 GRANDES BANDAS QUE NASCERAM NA DÉCADA ERRADA


Existem bandas no mundo do rock que mais parecem ser de outros tempos, ou seja, outra década. Se essas bandas hoje entrassem numa máquina e voltassem para décadas atrás com certeza se enquadrariam na sonoridade da época vivida. É impressionante como essas bandas herdam o figurino, as gírias, a sonoridade bem como as letras. Essas bandas apesar de serem bandas contemporâneas usando e abusando de estéticas passadas do rock conseguem obter um sucesso inclusive acima da média, muito desse sucesso para alguns se deve a atual crise que o rock e a música em si passam na atualidade. Essa espécie de revival cai super bem nos ouvidos de uma galera ávida por uma sonoridade de anos atrás. Abaixo coloquei cinco bandas que se enquadram perfeitamente nessa peculiaridade estética e sonora.

 MOPHO

Banda de rock surgida na cena Alagoana dos anos noventa, o Mopho mata toda sua sede na sonoridade dos anos sessenta e setenta, bandas como Beatles, Pink Floyd, Rolling Stones, Mutantes, Casa das Máquinas, Tutu Frutti são citadas por eles como influencias cabais. Apesar de pouco se importarem com uma sonoridade mais atual, a banda hoje carrega o titulo de uma das mais importantes bandas do Brasil, quando o assunto é psicodelia da boa.



Dr. CASCADURA


Banda de rock da Bahia, assim como Mopho também bebe na fonte setentista do rock, aquilo que se convencionou a chamar de rock clássico e básico de bandas como Free, Led Zeppelin, Dobbie Brothers e outras. Atualmente a banda já possui mais de vinte anos de estrada sempre lançando álbuns de qualidade acima da média.



BLACK CROWES


É uma banda sensacional americana, que desde o final dos anos oitenta vem lançado discos bebendo também na fonte do rock de tempos atrás, talvez a maior influencia dos caras seja o Led Zeppelin. No caso do Black Crowes o figurino sempre foi baseado na década de setenta, eles sempre abusaram das calças boca de sino, dos anéis e dois cordões, adereços muito peculiares daquela época.



BLIND MELON


Banda americana de rock surgida nos anos noventa, também bebe descaradamente da sonoridade e estética da década de sessenta e setenta. O visual bem bicho grilo riponga chama a atenção quando vemos hoje os vídeos das apresentações, eles ficaram muito conhecidos por conta da música No Rain que fez sucesso mundial nos anos noventa. A banda já não existe mais por conta da morte do vocalista por overdose no final da década.



THE STROKES


Banda de rock Nova Iorquina, surgiu no inicio dos anos 2000, causando muito buchicho na cena do rock mundial, por serem apresentados como uma das bandas que salvariam e renovariam o rock de lá pra frente. Mas a banda apesar de muito boa, apenas bebia na fonte setentista, mais precisamente do periodo que fica entre dois estilos consagradíssimos que eram o Glitter Rock e o Movimento Punk de 1977. É visível a influencia de bandas como The Stooges e Iggy Pop, Lou Reed, Ramones, Television e outras. Uma curiosidade é que essa banda possui um baterista brasileiro.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby